O líder parlamentar do PSD/Açores anunciou que o partido vai propor, no debate do Plano e Orçamento da Região para 2020, a criação de Planos Integrados de Desenvolvimento para cada uma das ilhas, com o objetivo de combater os riscos de desertificação e do envelhecimento da população.
Luís Maurício salientou que, perante este cenário de perda de população no arquipélago, são necessárias “medidas eficazes e a longo prazo que promovam o desenvolvimento” de cada uma das nove ilhas.
Segundo Luís Maurício, a elaboração destes Planos Integrados de Desenvolvimento “será da responsabilidade do Governo Regional, envolvendo as autarquias, os parceiros sociais, as diversas organizações setoriais, bem como entidades representativas das populações de cada ilha a nível económico, social e cultural”, sendo posteriormente submetidos à Assembleia Legislativa.
Os social-democratas vão propor, no Orçamento da Região para o próximo ano, uma redução dos impostos, nomeadamente do IVA e do IRC e o aumento do Complemento Regional de Pensão, “melhorando os rendimentos dos idosos açorianos”.
Na Saúde, o PSD/Açores vai propor a criação do cheque-consulta, de forma a garantir que os utentes sejam atendidos no setor privado ou convencionado sempre que tempo máximo de resposta garantido seja ultrapassado, bem como “o reforço de verbas para a produção cirúrgica adicional nos hospitais da Região”.