A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou que o Governo dos Açores continua a trabalhar para garantir a sustentabilidade e fiabilidade das acessibilidades em todas as ilhas, através dos contratos de prestação do serviço público de transportes naquelas áreas e da sua permanente monitorização.
Na área dos transportes aéreos, Ana Cunha, que falava na Assembleia Legislativa, destacou que, a par dos aumentos de capital já deliberados pelo Executivo, haverá um reforço de capitalização da SATA Air Açores no valor de 40 milhões de euros.
A Secretária Regional adiantou ainda que todas as infraestruturas aeronáuticas da responsabilidade da Região vão “receber importantes investimentos em 2020, nas áreas da segurança, modernização, tecnologia e conforto”, destacando-se a requalificação e ampliação da Aerogare da Graciosa e a conclusão do novo Terminal de Carga da Aerogare Civil das Lajes.
Na área de transportes marítimos, em resposta aos estragos provocados pela passagem do furação Lorenzo, Ana Cunha recordou que o Governo dos Açores já assumiu a necessidade de avançar “rapidamente” com a empreitada do Porto das Lajes das Flores em 2020.
O investimento na área de infraestruturas portuárias contempla ainda o início da obra no Porto de Ponta Delgada, o reperfilamento do cais e aumento do terrapleno no Porto de Pipas, na Terceira, e a construção da nova Gare de Passageiros em São Roque do Pico.
A Secretária Regional indicou ainda que se prevê iniciar no próximo ano a construção do novo navio para a operação interilhas, embarcação que “dará inicio a uma nova e importante etapa no fornecimento do serviço de transporte de passageiros e viaturas na Região”.