Todas as propostas de alteração ao programa POSEI para 2020 apresentadas pelos Açores foram aprovadas pela Comissão Europeia, uma decisão, segundo João Ponte, “muito positiva” que permitirá continuar a ajustar as ajudas à dinâmica de crescimento e maior sustentabilidade do sector agrícola na Região.
João Ponte afirmou que as ajudas do POSEI são essenciais para a redução de custos de produção das explorações agrícolas.
O governante destacou que a proposta de alteração ao programa POSEI para 2020 é resultado do trabalho conjunto que tem sido desenvolvido com a Federação Agrícola dos Açores, o qual tem resultado em benefícios para os agricultores e para o desenvolvimento sustentável da agricultura açoriana.
João Ponte recordou ainda que as alterações agora aprovadas pela Comissão Europeia para o próximo ano resultaram também dos contributos dos agricultores, manifestados na apresentação do programa POSEI 2019, que decorreu em várias ilhas.
“Este será o último programa POSEI do atual Quadro Comunitário de Apoio, que aposta nas nossas produções tradicionais, como o leite e a carne, mas que também apoia de forma expressiva a área da diversificação agrícola, que tem crescido de forma muito sustentável, como é o caso das hortícolas, das frutícolas e da vinha”, referiu João Ponte.
Além dos 70,5 milhões de euros anuais destinados ao apoio à produção local no âmbito do POSEI, a Região vai complementar com um reforço de cerca de cinco milhões de euros de verbas regionais, para continuar a desenvolver o sector agrícola nos Açores, que tem grande impacto económico, de criação de riqueza e de emprego.