O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou, na Horta, que o programa POSEI para 2020 cria um incentivo destinado ao aumento da produção de leite nas ilhas do Faial, Flores e Pico, através do Prémio aos Produtores de Leite, com uma majoração de dois cêntimos na produção que exceder a obtida no ano anterior.
“Esta alteração pretende incentivar o crescimento da produção de leite em três ilhas açorianas onde se verifica a necessidade de a produção crescer para ajudar a viabilizar as indústrias”, referiu João Ponte.
“Da parte do Governo Regional, tudo estamos a fazer para ajudar os produtores e as indústrias a garantir a sustentabilidade do setor leiteiro nessas ilhas, mas é imprescindível que a produção e a transformação cumpram com a sua parte para atingirmos aquele objetivo”, acrescentou.
João Ponte salientou que o maior desafio da agricultura açoriana é reforçar a notoriedade e valorizar as suas produções genuínas, diferenciadas e com qualidade e, por esta via, melhorar o rendimento dos produtores, adiantando, por isso, que, “no próximo ano, será promovida uma campanha publicitária de âmbito nacional, a fim de tornar os produtos lácteos açorianos ainda mais conhecidos pela sua qualidade”.
Som João Ponte
O Secretário Regional destacou ainda que o POSEI para o próximo ano contempla uma majoração dos apoios para quem apostar no modo de produção biológica ou estiver em regime de conversão, tanto no leite, como na carne e na área da diversificação agrícola.