A Assembleia Municipal de São Roque do Pico aprovou na segunda-feira o Plano e Orçamento para 2020, orçado em 6,6 milhões de euros, tendo os documentos registado 13 votos a favor (PS) e sete contra (PSD).
O presidente do município, o socialista Mark Silveira, referiu que este valor “é muito semelhante” a 2019 - cerca de 15 mil euros de diferença, justificando-se este valor com “uma série de obras que terão apoio dos fundos comunitários”, transitando algumas para 2020, enquanto outras “vão entrar em execução”.
O autarca destaca que dos 6,6 milhões de euros orçamentados, cerca de quatro milhões constituem receitas correntes, sendo o investimento previsto de 3,3 milhões e as despesas correntes de igual montante.
Mark Silveira afirma que o município vai utilizar receita corrente para investimento, sendo que as receitas de capital atingem os 2,5 milhões de euros.
As “grandes linhas orientadoras” do Plano e Orçamento estão direcionadas para a execução de um conjunto de obras que o autarca “entende serem muito importantes com o desenvolvimento do concelho”, que contemplam o turismo e melhoria da qualidade de vida, através do embelezamento de espaços urbanos e do abastecimento de água às populações.
O autarca pretende ainda promover a fixação do tecido empresarial por via da infraestruturação de um parque e uma incubadora de empresas.
Segundo Mark Silveira, a carga fiscal sobre os munícipes mantém-se com o IMI sobre os imóveis urbanos “nos limites mínimos, há seis anos”, sendo sua intenção manter esta posição em 2020.
Fonte:Lusa