O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou em Ponta Delgada que compete ao Governo da República resolver a questão da uniformização dos horários e da redução da componente letiva por antiguidade para os docentes da educação pré-escolar e do 1.º Ciclo do ensino básico.
Avelino Meneses, que falava aos jornalistas no final de uma audição na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa, adiantou que a maneira de resolver este problema “é só uma”, exigir ao Governo da República “a reposição do regime extinto aquando da intervenção da 'troika' durante o governo da coligação PSD/CDS”.
Por outro lado, em relação ao valor da contratualização das refeições escolares nos Açores, Avelino Meneses salientou que o Governo dos Açores, em sede de discussão do Orçamento para 2020, introduziu uma alteração que acresce em 50% os preços base de contratualização.
Assim, adiantou Avelino Meneses, esses preços sobem de 50 para 75% no subsídio de refeição, no caso das refeições completas, passando de 2,39 para 3,59 euros, aproximando os preços de referência aos preços de mercado.