A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou em Lisboa que os Açores são “a única região do país” com um crescimento das dormidas nas três principais tipologias de alojamento (Hotelaria Tradicional, Turismo em Espaço Rural e Alojamento Local) acima dos dois dígitos, de acordo com os dados disponíveis até outubro de 2019.
Marta Guerreiro, que falava à margem da reunião do Conselho Estratégico para a Promoção Turística, sublinhou o crescimento de 16,7%, num ritmo médio nacional que se mantém nos 3,9%.
Relativamente à Hotelaria Tradicional, a governante evidenciou o crescimento de 10,1% nos proveitos totais, comparando com um crescimento médio nacional de 5,6%.
A titular da pasta do Turismo manifestou satisfação com os resultados alcançados em 2019 em termos turísticos nos Açores, numa altura em que alguns destinos insulares estão a registar abrandamentos, “o que representa um claro sinal de crescente notoriedade internacional do destino Açores, mas também uma boa capacidade de resiliência de todos os empresários e profissionais do setor na Região”.