O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou na Assembleia Legislativa, a criação de uma plataforma SOS Animal, que permitirá a qualquer cidadão apresentar, de forma confidencial e rápida, uma denúncia de maus tratos a animais através da Internet.
O governante afirmou ainda que, durante o primeiro trimestre deste ano, será também operacionalizada uma base de dados regional, interligada com a nacional, para registo gratuito de toda a informação relativa ao animal.
João Ponte salientou que a temática do bem-estar animal é “muito querida ao Governo dos Açores”, acrescentando que têm sido dados passos muito significativos na defesa e proteção dos animais, fruto de ações de sensibilização, campanhas televisivas e ações de fiscalização e controlo dos canis e Centros de Recolha Oficial (CRO).
Por outro lado, destacou que o Governo dos Açores reforçou em 10 vezes a dotação anual do Plano prevista para a rubrica do bem-estar animal nesta legislatura, em relação a 2016, passando de 20 para 200 mil euros, o que tem permitido desenvolver e implementar políticas importantes com ações concretas e com resultados positivos neste âmbito, como é o caso do apoio às associações de proteção de animais.
O governante referiu que os indicadores disponíveis dão conta de que o caminho que tem vindo a ser trilhado nos Açores é o certo, já que, entre 2017 e 2018, entraram nos canis e centros de recolha, menos 1.250 animais e o número de eutanásias reduziu 60% em apenas um ano.