Decorreu esta sexta, sábado e domingo na Madalena do Pico o 24.º Congresso do PSD/Açores.
José Manuel Bolieiro, presidente do PSD, afirmou no encerramento do congresso, que pretende ser Presidente do Governo Regional para “fazer a diferença”, alegando que o arquipélago necessita “um verdadeiro desenvolvimento”.
O líder dos social-democratas salientou que o combate à pobreza faz-se “apostando na Educação, na Habitação e no Emprego, promovendo a transição de apoios de cariz assistencialista para um projeto de vida associado a um ideal de mobilidade social”.
Na Educação, o líder social-democrata defendeu que é necessário tornar a escola “mais atrativa” para os alunos e “valorizar” o papel dos professores, “fazendo também do ensino privado um parceiro efetivo na luta contra o insucesso escolar e na promoção de um educação e formação de qualidade”.
Na Saúde, o presidente do PSD/Açores propõe-se a fazer dos cuidados primários a “peça essencial” do sistema, “implementando um verdadeiro programa de telemedicina, que ligue os centros de saúde entre si e estes às unidades hospitalares”.
O estabelecimento de convenções com diferentes entidades para que, ultrapassado o tempo máximo de resposta garantida, os doentes em listas de espera para consulta ou cirurgia sejam efetivamente atendidos é outra das propostas do líder social-democrata.
No Emprego, o líder social-democrata defendeu que a economia açoriana “só tem a ganhar com a baixa de impostos, como o IVA e o IRC, para os níveis existentes antes da imposição da Troika”.
O presidente do PSD/Açores propôs também a orientação de mais fundos europeus para as pequenas e médias empresas, lembrando que estas “asseguram cerca de 70% do emprego existente na Região, mas só receberam pouco mais de 20% dos fundos financeiros do atual Quadro Comunitário de Apoio”.
O PSD vai também promover o ‘Congresso da Sociedade’, para reflexão e debate com todos os setores da sociedade açoriana”. O “Congresso da Sociedade” vai decorrer entre março e maio deste ano com nove sessões em cada uma das ilhas do arquipélago.
José António, presidente da Câmara Municipal da Madalena e um dos vice presidentes do PSD em declarações à Rádio Pico, estava satisfeito por receber em casa este congresso e falou da moção que apresentou sobre o poder local.
Jorge Jorge, um dos órgãos do partido na ilha do Pico, disse também à nossa rádio, que o PSD nas Lajes vai ser aquilo que os militantes quiserem e informou que o próximo processo autárquico está a ser preparado a nível de núcleo e concelhio.
Marco Costa, presidente da Comissão política da ilha do Pico, estava contente pela moldura humana e pela mensagem de José Manuel Bolieiro, que mostrou o que quer para os Açores ao fim de 24 anos de governação.
No congresso foram também votados os órgãos regionais do Partido, onde José António Soares continua a fazer parte como vice-presidente e Catarina Manito faz parte dos vogais da Comissão Política Regional.
Já para a mesa do congresso, Jorge Jorge é o secretário.