Segundo o Açoriano oriental que sita a Agencia Lusa, está a ser preparada “uma revisão do regulamento” que prevê o alargamento dos períodos de funcionamento da Casa da Montanha.
A partir de Abril, o espaço de registo e apoio aos montanhistas que sobem ao ponto mais alto de Portugal deixa de funcionar das 08:00 às 18:00 e passa a estar aberto entre as 08 e as 20 horas, “e ininterruptamente das 08 horas de sexta-feira às 20 horas de domingo.
Depois, “no mês de maio, em que só estava aberta ininterruptamente aos fins de semana, passa a estar aberta ininterruptamente todos os dias”, mantendo-se em funcionamento 24 horas por dia até 30 de setembro, prosseguiu.
O número de visitantes da montanha tem vindo a aumentar nos últimos anos, mas “na sequência do estabelecimento, há cerca de dois anos, da limitação da carga diária, essa distribuição e esse crescimento fez-se também por via de uma quebra da sazonalidade e de uma maior distribuição ao longo dos meses do ano”.
A Direção Regional do Ambiente estabeleceu um limite de 320 subidas diárias e segundo a mesma fonte houve apenas um dia em que o acesso foi fechado por ter sido atingido o limite de carga máxima.
Mesmo com um aumento do número de visitantes, “o número de resgates mantém-se mais ou menos o mesmo”, situando-se numa média de 12 resgates por ano.
Lusa/AO/RP