Os deputados do PSD/Açores eleitos pela ilha do Pico questionaram hoje o Governo Regional sobre a suspensão das obras de requalificação do Centro de Saúde das Lajes do Pico, alegando que tal é “incompreensível”.
Depois do atraso no arranque da empreitada, as obras no Centro de Saúde das Lajes, para além de não estarem concluídas, encontram-se paradas, sendo que decorreram sempre a um ritmo muito lento e com poucos trabalhadores, facto muito notado e comentado pela população”, referiram os social-democratas.
Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, Jorge Jorge e Marco Costa consideraram “incompreensível este atraso e suspensão das obras, num concelho que necessita e tem direito a um serviço público de saúde como no restante arquipélago”.
É igualmente preocupante que, enquanto não é concluída a obra em causa, os atuais serviços do Centro de Saúde das Lajes estejam instalados numa antiga escola que foi declarada como não tendo condições para albergar alunos. Esta situação faz com que os serviços prestados à população tenham sido reduzidos, obrigando os utentes a deslocarem-se para outros concelhos, com todos os custos e inconvenientes que isso acarreta, ainda para mais num concelho com população envelhecida”.
Jorge Jorge e Marco Costa lembraram que o projeto de requalificação do Centro de Saúde das Lajes do Pico foi apresentado em agosto de 2016, tendo a obra sido adjudicada em julho de 2017, com um prazo de execução de 12 meses.
Os deputados do PSD/Açores pretendem que o Governo Regional explique os motivos da suspensão da obra e em que data será esta retomada.