A ilha do Pico recebe, de 5 a 7 de março, o Colóquio “Vinum vita est – Culturas da Vinha e do Vinho: Entre o Mediterrâneo e o Atlântico”, coorganizado pela Universidade Nova de Lisboa e pela Universidade Aberta, em parceria com a Câmara Municipal da Madalena.
Com a presença de vários especialistas europeus na área, o Colóquio pretende promover uma reflexão sobre a temática da Cultura da Vinha e do Vinho: Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, no contexto do crescente dinamismo que a Ilha do Pico tem adquirido.
Realizado no âmbito do projeto intrauniversitário Culturas da Vinha e do Vinho, integrado na ‘Rede Internacional das Pequenas Cidades no Tempo’, o evento, que foi apresentado em conferência de imprensa esta sexta-feira, no salão nobre dos paços do concelho, visa ainda realçar o encontro entre territórios culturais distintos, onde a vitivinicultura detém suprema importância.
José António Soares, Presidente do município salientou a “grande satisfação acolher um evento desta natureza, quando temos esta cultura da vinha e do vinho tão enraizada em todos os madalenenses e em todos os picoenses, tendo inclusivamente o Município sido eleito Cidade do Vinho em 2017”.
Som José António Soares
Adelaide Costa, Professora da Universidade Aberta (UAb), explicou o o projeto “ Rede Internacional das Pequenas Cidades no Tempo” afirmando que o evento “potencia a cultura local” e “que será publicado um e-book com as comunicações deste colóquio, que chegará a todas as partes do mundo”.
Som Adelaide Costa
O Coordenador do Centro Local de Aprendizagem da Madalena da UAb, Sandro Jorge, destacou o papel do Centro Local de Aprendizagem, como “uma plataforma de partilha de saberes, de conhecimento e ciência de um local em específico para o global (…) alavancando e potenciando [esta experiência] pela diferenciação”.
Som Sandro Jorge