Segundo nota enviada pelo grupo parlamentar do PSD/Açores o reservatório de água do IROA (existente há mais de 15 anos), situado na Criação Velha, assume grande importância para fornecimento aos agricultores, no abastecimento às explorações em extensificação, bem como às explorações de engorda e acabamento que têm surgido nos últimos anos.
Acresce a estas duas situações as necessidades de água para alimentação animal e higienização de equipamentos nas explorações leiteiras.
Em requerimento efetuado ao Governo Regional o grupo parlamentar do PSD/Açores colocou ao Governo dos Açores as seguintes questões:
- Quem são os responsáveis pela manutenção do reservatório do IROA situado na Criação Velha?
2. Quando foi efetuada a última operação de manutenção do reservatório?
3. Porque razão o reservatório não possui cobertura anti-alga, evitando a deterioração, contaminação e invasão, por pragas, e objetos trazidos pelo ar e vento?
4. Existem análises microbiológicas da água ali fornecida aos agricultores, já que se trata de um equipamento que também fornece as explorações produtoras de leite para produção de Queijo do Pico?
5. Porque razão os serviços oficiais da Secretaria Regional da Agricultura, possuindo operacionais, viaturas, oficinas e meios técnicos, não se posicionam, com delegação do IROA, no acompanhamento dos equipamentos propriedade do IROA na Ilha do Pico?
Na freguesia da Criação Velha a produção de leite continua a ter importância, sendo de realçar, além dos produtores fornecedores da Leite Montanha, a existência de duas Queijarias, produtoras de Queijo do Pico, produto produzido à base de leite cru, o que representa o imperioso cumprimento de regras de higiene e salubridade de máquinas, equipamentos e operações, que só pode ser garantida com água de elevada qualidade.
Os quadros presentes nos relatórios e contas do IROA são claros sobre os valores residuais de investimentos deste instituto público, em relação à ilha do Pico, o que levanta sérias dúvidas sobre a equidade de tratamento dos agricultores das nove ilhas, acusam os deputados eleitos pelo Pico.