O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores revelou ontem, em Angra do Heroísmo, que o número de formações ministradas pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores no arquipélago aumentou 43% desde 2017.
"Em 2019 ministrámos, no total, 211 cursos, mais 63 do que em 2017, representando um aumento de 43%", destacou Carlos Neves.
Estas formações destinam-se, sobretudo, aos corpos de bombeiros, mas também a elementos da área da saúde, além de formações ministradas a outras entidades particulares.
No caso da formação para bombeiros, Carlos Neves especificou que "durante o ano passado foram dados 104 cursos, abrangendo cerca de 1.100 formandos, o que representou um investimento do Governo Regional superior a 182 mil euros".
O Presidente do SRPCBA referiu ainda que 2019 se destacou também pelas novas áreas introduzidas no plano de formação, como é o caso dos cursos de Resgate em Mota de Água, Técnicas de Apoio à Decisão, Combate a Incêndios - nível I ou o Curso Inicial de Intervenção em Estruturas Colapsadas.
Na área da sensibilização também se registou no ano passado um aumento de 6% no número de iniciativas promovidas pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, comparativamente a 2017.