A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional salientou que os dados do emprego divulgados, ontem, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) “confirmam a trajetória descendente da taxa de desemprego nos Açores”.
“De acordo com o INE, verifica-se que o número de desempregados no quarto trimestre de 2019, ou seja 9.128, é o mais baixo da atual série do Inquérito ao Emprego, que se iniciou no primeiro trimestre de 2011, há nove anos”, afirmou Paula Andrade, realçando que os dados validam “a consolidação da tendência de diminuição do desemprego e de crescimento do emprego que se vem registando desde 2011”.
“O desemprego regista uma diminuição de 11,4% em termos homólogos, o que representa menos 1.170 desempregados”, referiu a Diretora Regional, adiantando que, em termos anuais, a média de 2019 é também o menor valor desde há nove anos.
A Diretora Regional frisou ainda que “o ano de 2019 registou não só o menor número de desempregados, como o maior número de empregados e o maior valor da população ativa da atual série”.
Assim, o emprego nos Açores cresce de forma consecutiva desde 2013, ano em se registaram 99.183 empregados, atingindo os 113.665 empregos em 2019.
Relativamente ao país, a redução da taxa de desemprego nos Açores foi a segunda maior entre as sete regiões, quer face ao período homólogo, quer em termos de taxa anual, revelando que, enquanto o país mantém praticamente as mesmas taxas de 2018, "os Açores, por seu lado, registam, em 2019, uma redução considerável da taxa de desemprego”, salientou Paula Andrade.