A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo sublinhou ontem o investimento de 2,5 milhões de euros num conjunto de intervenções na rede hidrográfica da ilha do Pico realizado nos últimos anos, destacando diversas obras nas freguesias da Prainha do Norte, São Caetano e São Mateus.
Marta Guerreiro falava durante uma visita às obras da empreitada para recuperação de passagens hidráulicas e reperfilamento do leito da Ribeira da Calheta, em São Mateus, no concelho da Madalena.
“Esta é uma visita que nos permite comprovar a fase adiantada da execução desta empreitada, em decorrência de estragos provocados pela intensa precipitação no mês de fevereiro de 2019”, salientou.
A titular da pasta do Ambiente referiu que esta intervenção corresponde a um investimento de 330 mil euros e deve ficar concluída ainda este mês.
Marta Guerreiro aproveitou para relembrar que, recentemente, foi concluída a segunda fase da empreitada de construção da passagem hidráulica sob a Rua do Meio e retenção de fluxos detríticos na Ribeira do Dilúvio, em São Caetano.
Na ocasião, a Secretária Regional destacou o trabalho dos serviços da Direção Regional do Ambiente no que respeita à “monitorização da rede hidrográfica”, incluindo a elaboração do Relatório do Estado das Ribeiras dos Açores (RERA), e à atividade desenvolvida na manutenção regular das condições de drenagem das linhas de água.