O PSD do Pico “refuta completamente” que 94% das promessas feitas pelo governo para a sua ilha estejam cumpridas, “conforme referiu recentemente o líder parlamentar do Partido Socialista na Região”.
“O partido que suporta o executivo falta à verdade quando proclama o cumprimento das promessas, já que nem as suas próprias hostes acreditaram no que foi dito”, avançam os social-democratas, considerando que “pouco do que foi prometido está, efetivamente, feito”.
“A promoção e a defesa da Saúde não existiram quando se esvaziaram funcionalmente os Centros de Saúde de São Roque e das Lajes, que não foi requalificado, com o novo Centro de Saúde da Madalena a não ser dotado dos serviços e valências que são devidos à ilha”, afirmam.
Em relação às acessibilidades, “não se cumpriram as promessas no número de voos, muito aquém das necessidades, na qualidade do serviço prestado pela SATA, e nem sequer nas infraestruturas”, dizem.
“Numa postura enviesada, o governo diz que no Porto Comercial de São Roque, já decidiu politicamente, mas aguarda as garantias técnicas. Para aumentar o Aeroporto do Pico, diz que toma a decisão política depois do resultado do estudo técnico”, criticam.
“Também não houve a devida valorização das Pescas e do Mar, comos e vê no despedimento coletivo da COFACO, com mais de 60 famílias prestes a perder o fundo de desemprego. E que nesta visita nem mereceram qualquer atenção especial do Grupo Parlamentar do PS”, sublinha o PSD do Pico.
Lamentam ainda a rede de caminhos agrícolas e florestais - com mais de 300 quilómetros – que “está ao abandono e sem investimentos à vista” e acusam o governo “não soube unir a ilha na dinamização económica e turística”.
Para os Sociais-democratas o grupo parlamentar do PS “Vieram ao Pico e preocuparam-se mais em tentar limpar a atuação do Governo Regional, higienizar o que fazem os seus autarcas na ilha, para voltarem a lançar um conjunto de promessas para os próximos anos.