A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional destacou, em São Miguel, a relevância da formação e qualificação dos Açorianos para a empregabilidade, tendo como objetivo o aumento das competências profissionais, da produtividade e da competitividade da economia dos Açores.
Paula Andrade referiu que, até ao momento, já foram abertos quatro concursos para apresentação de candidaturas, com uma dotação global de três milhões e 650 mil euros, perspetivando que mais de 12.000 Açorianos empregados e desempregados adquiram novas competências.
“O Governo Regional, prosseguindo uma estratégia de dotar as empresas de recursos humanos mais e melhor qualificados, favorecendo a sua sustentabilidade e competitividade, vai continuar a investir na melhoria das qualificações dos Açorianos”, assegurou Paula Andrade, considerando que esta prioridade do Executivo tem apresentado resultados.
Numa referência aos últimos dados do Inquérito ao Emprego do Instituto Nacional de Estatística (INE), a Diretora Regional disse “a redução da taxa de desemprego nos Açores, face ao período homólogo, foi a segunda maior do país e terceira maior em termos de taxa anual”.
“O Governo Regional tem feito o que lhe compete, mas são os Açorianos os principais protagonistas e os responsáveis pela obtenção destes resultados positivos”, assegurou a Diretora Regional.