A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprovou, por unanimidade, alterações ao Programa Regional de Apoio às Sociedades Recreativas e Filarmónicas da Região Autónoma dos Açores (SOREFIL), propostas pelo PS/Açores em conjunto com o CDS. Acesso mais fácil às candidaturas, reforço das verbas a atribuir e reforço dos apoios para a conservação e reparação de equipamentos, são as algumas das alterações agora introduzidas.
“Estas alterações reforçam a importância e o papel das Filarmónicas” afirmou Mónica Rocha, esta sexta-feira, na apresentação das propostas de alteração.
A deputada do Grupo Parlamentar do PS/Açores enalteceu o papel das 102 Filarmónicas que existem na Região, quer pela sua “função cultural e social”, quer pela sua capacidade de promover “o envolvimento dos nossos jovens numa atividade saudável como o é produzir, criar, tocar música”.
O deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores, João Paulo Ávila, manifestou-se confiante que “no próximo processo de candidatura do SOREFIL haverá mais filarmónicas a concorrer, a este programa que passa a ter uma majoração do apoio para 50%, a facilitação de todo o processo de candidatura, maior autonomia das filarmónicas na gestão dos apoios que recebem, melhoria no processo de reparação e conservação dos instrumentos, entre outras vantagens”.