O Diretor Regional da Juventude destacou ontem, na Horta, que os jovens Açorianos "querem participar nas decisões políticas", considerando que o Parlamento dos Jovens "é a prova disso”.
Lúcio Rodrigues falava na abertura da sessão do ensino secundário do Parlamento dos Jovens, que decorre na Assembleia Legislativa e recebe este ano participações de todas as ilhas dos Açores.
“É um orgulho chegarmos à 25.ª edição desta iniciativa e ver aquilo que se passa dentro das nossas escolas com os alunos, bem como a forma como o Parlamento dos Jovens, e outras atividades extracurriculares, são organizadas pelos professores”, salientou o Diretor Regional.
Na sessão de segunda-feira, dedicada ao mesmo tema, mas com jovens do ensino básico, foi aprovado um documento que será apresentado pelos jovens Açorianos na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, a decorrer na Assembleia da República, a 4 e 5 de maio.
A representação dos Açores na sessão do ensino básico na Assembleia da República caberá aos jovens 'deputados' das escolas Vitorino Nemésio, tendo sido eleito como porta-voz da delegação regional um aluno da Escola Secundária Vitorino Nemésio, na ilha Terceira.
Os jovens elegeram também o tema 'Sistema Educativo Português' para discussão na edição do próximo ano do Parlamento dos Jovens.
Paralelamente decorreu ainda a sessão do concurso Euroscola, este ano subordinada ao tema 'Valores Europeus – também são os teus', tendo como vencedoras as alunas do Colégio do Castanheiro em Ponta Delgada.
As duas jovens vão representar os Açores na Sessão Nacional, em maio, com a possibilidade de poderem vir a representar a Região na Sessão Europeia, no Parlamento Europeu.