

A contra-análise realizada pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge confirmou o resultado positivo para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 do caso detetado sábado, 14 de março, na ilha Terceira.
A Autoridade de Saúde Regional refere, ainda, em comunicado, que "relativamente a um óbito registado no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, a investigação laboratorial deu resultado negativo para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19".
Saliente-se que o caso positivo corresponde a uma mulher de 29 anos, residente na ilha Terceira, com história de passagem recente por Amsterdão, na Holanda, e Felgueiras, em Portugal continental.
Neste momento, apresenta situação clínica estável e continua internada no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.
Acrescenta a Autoridade Regional de Saúde que no domingo, foram realizados testes laboratoriais a cinco casos suspeitos no Serviço Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular (SEEBMO) do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, tendo os resultado sido todos negativos.
Neste momento, existem oito casos suspeitos e 354 indivíduos sinalizados, sob vigilância ativa diária, através de contactos bidiários.
A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24.