O Grupo Parlamentar do Ps/Açores, que reuniu esta quarta-feira, na Comissão Permanente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores afirmou que “Nós deparamo-nos com a maior ameaça de saúde publica que esta geração de Açorianos alguma vez viveu dando o seu parecer favorável à declaração do Estado de Emergência nacional. Francisco César sublinhou que “o PS será sempre favorável a qualquer medida que nos permita proteger as nossas populações”.
Apesar de considerar que esta mesma Lei deve, depois de ultrapassada esta situação, ser alterada, principalmente no artigo que dá “poderes acrescidos ao Representante da República na Região” para executar as medidas do Estado do Emergência, “em cooperação com o Governo dos Açores”, o líder da bancada socialista confia “no bom senso e no sentido de Estado das nossas instituições”.
Francisco César insistiu ainda na importância de a população também ter um papel ativo no combate aos efeitos desta epidemia: “Esta é uma luta que as autoridades não podem vencer sozinhas. Há um sacrifício que está a ser pedido a todos os Açorianos, há mudanças drásticas que estão a acontecer no dia-a-dia de cada um, há muitas dúvidas e preocupação, mas todos temos de cumprir as orientações definidas em termos de saúde e em termos de contactos sociais” afirmou.