A partir desta segunda-feira, 23 de março, a Câmara Municipal da Horta reforça as medidas de prevenção da infeção pelo novo coronavírus, Covid-19, ao nível da recolha de resíduos, no concelho da Horta.
As medidas, previstas no Plano de Contingência da autarquia, requerem, também da parte de todos os munícipes, um cuidado redobrado na hora de acondicionar e depositar, nos respetivos contentores, os resíduos produzidos.
A Câmara Municipal da Horta apela, por isso, aos seus munícipes que fechem corretamente os sacos do lixo, procurando um contentor alternativo, quando aquele que estiver mais próximo se encontrar cheio, para evitar que os sacos fiquem abandonados na via pública.
A Câmara Municipal da Horta informa, ainda, que irá prever o aumento da frequência de higienização das viaturas de recolha, dos contentores indiferenciados e dos ecopontos, dando especial atenção aos locais de contacto com os utilizadores, nomeadamente a pegas e tampas, recorrendo, para o efeito, ao uso de desinfetantes.
A recolha de resíduos verdes, monos e monstros domésticos, fica temporariamente suspensa, em todo o concelho, incluindo a que é efetuada ao nível das juntas de freguesia.
Tendo em vista o funcionamento dos serviços de recolha no sistema por equipas, a recolha seletiva, nomeadamente de vidro, passa a realizar-se em dois dias por semana, um dedicado à zona Norte da Ilha e outro à zona Sul, enquanto que a recolha de plástico e papel/ cartão, se realizará uma vez por semana.
A recolha porta-a-porta comercial de papel/ cartão, na cidade da Horta, continua a ser assegurada, às terças e sextas-feiras, pelo que, nesses dias e a fim de evitar a entrada dos trabalhadores municipais nos estabelecimentos, deverão os resíduos ser colocados, espalmados, no exterior, a partir das 13h00. Nos restantes dias, os resíduos deverão ser reservados no interior dos estabelecimentos.