A Comissão Política Concelhia das Lajes do Pico do PSD, neste momento de angústia e incerteza para todos os munícipes apela ao cumprimento de todas as diretivas emanadas das autoridades, para que possamos vencer esta batalha que assombra a humanidade.
A Comissão considera que em referência ao decretado Estado de Emergência Nacional devido ao COVID-19, a Câmara Municipal das Lajes do Pico deveria tomar medidas concretas de apoio à população, a vigorar a partir do final do mês de março e enquanto vigorar o Estado de Emergência Nacional, incluindo as suas eventuais renovações. Estas medidas terão grande impacto social e económico, para além de abranger todos os munícipes devem estender-se a todas as instituições, empresas, associações e demais entidades sedeadas no município das Lajes do Pico.
A Comissão Política Concelhia do PSD Açores das Lajes do Pico, considera que as medidas deveriam passar pela isenção do pagamento da mensalidade do consumo da água e do pagamento do serviço de recolha de resíduos, até ao último dia do mês em que estiver declarado o Estado de Emergência.
Da mesma forma a Comissão Política do PSD considera ser imperioso uma reflexão sobre a realização da Semana dos Baleeiros (partindo do pressuposto que se poderá realizar), particularmente os gastos que acarreta e que poderão ser canalizados para o apoio a quem precisa, e também devido às limitações económicas que virão nos próximos tempos fruto da perda acentuada de rendimentos das famílias, não só nos Açores e em Portugal mas por toda o mundo, sendo expectável que haja menos disponibilidades para deslocações nos próximos meses.
A Comissão Política Concelhia do PSD das Lajes do Pico reitera o apelo à população para que se mantenha o mais possível em casa e para que cumpra todas as recomendações das autoridades.