Segundo os Bombeiros Voluntários da Madalena, o comandante Honorário dos Bombeiros Voluntários da Madalena, Manuel Pereira Furtado, ficará para a história da Madalena como um Homem bom e ilustre, que honrou a história dos Bombeiros e da causa humanitária, sendo um verdadeiro exemplo de dedicação ao serviço público.
Natural da Calheta de Nesquim, nasceu a 24-12-1947, tendo exercido função de Presidente da Câmara Municipal da Madalena, com um grupo de "amigos" de tudo fez para que se erguesse e se fundasse aquela associação a 22-07-1980.
Manuel Pereira Furtado ficou ligado à família e à causa dos Bombeiros Voluntários durante várias décadas, fica também para história como Inspetor Regional de Bombeiros da Região Açores, em que era respeitado por todas as entidades da região, com quem lidava.
Para a comandante Lisa Melo, “o falecimento do Comandante Manuel Pereira Furtado constitui uma enorme perda para o Concelho da Madalena, dado o trabalho empenhado que empreendeu ao serviço da população”.