O deputado do PSD/Açores, Jorge Jorge, alertou o governo regional para as necessidade de apoio dos estudantes açorianos que estão em Portugal Continental, ou noutras partes do mundo, "no âmbito das contingências decorrentes da pandemia global do Covid-19".
Num requerimento enviado à ALRAA, o parlamentar pretende saber se há um levantamento "que permita saber quantos são e onde estão, bem como que tipo de apoio tem sido dado a estes açorianos pelo Governo Regional, quer diretamente, quer através de outras entidades.
Segundo o social-democrata, "há um grupo de alunos dos Açores que estuda no continente português, maioritariamente no ensino superior, e que acatou as recomendações do Presidente do Governo Regional, - quando, no dia 11 de março, desincentivou as viagens de e para os Açores - permanecendo assim no continente para protegerem as suas famílias e comunidades".
Jorge Jorge quer saber se, "caso esses estudantes regressem aos Açores, cumprindo as normas decretadas pela Autoridade de Saúde Regional, o governo regional assegura a ligação destes de São Miguel ou Terceira às suas ilhas de residência".
"O mesmo se passa com os alunos da Universidade dos Açores, quer estejam em São Miguel ou na Terceira, relativamente a voltarem às ilhas de origem", sublinha o social democrata, que lembra ainda "eventuais dificuldades económicas que alguns dos agregados familiares destes estudantes poderão ter, nomeadamente a perda de rendimentos, e que devem ser tidos em conta".