O Governo dos Açores está a acompanhar a situação dos estudantes açorianos deslocados no continente, reconhecendo e valorizando o esforço que implicou, assim como para as suas famílias, o facto de terem acatado a recomendação para não regressarem à Região.
Assim, tendo em conta a necessária permanência dos estudantes deslocados da sua ilha de residência, no local onde se encontram e todos os condicionalismos impostos à mobilidade que resultam do estado de emergência em vigor, o Governo dos Açores avança com medidas que apoiem estes estudantes e as suas famílias.
Para tal foi criada a Linha Verde de Apoio ao Estudante Deslocado com o número 800 24 25 26, a funcionar de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h00, bem como email apoioestudantes@azores.gov.pt, para onde todos os estudantes devem remeter as informações necessárias sobre a vontade de regressar o mais breve quanto possível e as referências sobre possíveis situações de carência social e económica que careçam de apoio.
O Governo dos Açores disponibilizou um apoio financeiro e social destinado aos estudantes deslocados em situação de carência e precariedade, para assegurar os custos financeiros com o alojamento e alimentação destes estudantes e com o cancelamento de passagens aéreas com destino à Região, sendo também disponibilizado, em caso de necessidade, apoio psicológico aos estudantes e suas famílias.
O Governo dos Açores disponibiliza ainda um apoio financeiro para os estudantes que já tinham passagens de regresso compradas na Azores Airlines e tiveram de ser desmarcadas e transferidas para a TAP.
Todos os estudantes que optarem por regressar terão, à semelhança de qualquer outro passageiro, de cumprir o período de quarentena obrigatório num estabelecimento hoteleiro previamente definido, nas ilhas de São Miguel e Terceira.