O deputado do PSD/Açores Carlos Ferreira apelou ao Governo Regional para que pague os montantes em dívida às corporações de bombeiros, alegando que estes também estão na “linha da frente” do combate à pandemia da COVID-19 e devem ser reconhecidos pelo seu trabalho.
O social-democrata, que falava na Comissão de Política Geral referiu que os valores em dívida a todas as corporações do arquipélago “ascendem a centenas de milhares de euros”, tendo questionado a governante sobre o montante global devido pelo Governo a todas as corporações do arquipélago.
Carlos Ferreira lembrou que os serviços prestados nos aeroportos e de transporte de doentes “constituíam uma importante fonte de receita” das associações de bombeiros, que agora foi substancialmente reduzida.
Além desta quebra de receitas e da dívida do Governo Regional persiste ainda o problema da dívida da SATA às corporações de Velas, Madalena e Graciosa, pelo serviço prestado nos aeródromos regionais”.
Carlos Ferreira dirigiu ainda uma palavra de agradecimento a todos os agentes de Proteção Civil nos Açores, “de forma muito especial a todos os bombeiros, que estão também na linha da frente da intervenção para fazer face à pandemia da COVID-19”.