O PSD/Açores propôs a elaboração urgente de um Plano Global para a “retoma progressiva” da atividade económica na Região, desde que se garanta que os riscos de surtos da COVID-19 “estão minimizados”, nomeadamente em grupos de risco e unidades de saúde.
Os social-democratas defendem que diversos setores de atividade “podem ser retomadas em condições a planear, permitindo a minimização de todos os aspetos negativos associados a esta crise”.
O Plano Global para retoma progressiva da atividade económica deve ser elaborado sob o pressuposto de que transmissão da COVID-19 “está controlada”, os sistemas de saúde estão munidos de capacidade para “detetar, testar, isolar, tratar e rastrear todos os contactos” e que os “riscos de surtos estão minimizados em contextos especiais, como unidades de saúde e lares de idosos”.
Os social-democratas acrescentam que o Plano Global tem de ter em conta que as medidas preventivas “estão em vigor em locais de trabalho, estabelecimentos de ensino e outros onde o acesso da população é essencial”, os riscos de importação do vírus “podem ser geridos” e as populações “estão instruídas, envolvidas e capacitadas para se ajustarem às novas normas”.
No Plano Global deve ficar também assegurada a garantia da manutenção da saúde pública em geral, “com proteção especial das faixas populacionais de maior risco”, bem como a “minimização dos riscos sanitários”.
Para o PSD/Açores, o documento deve ser elaborado e implementado com a “participação de uma equipa de médicos especialistas em saúde pública”.