Neste momento existem cercas sanitárias no triângulo. A opinião é de Marco Costa deputado do PSD eleito pela ilha do Pico que informou que atualmente a ilha de são Miguel tem cercas sanitárias entre os concelhos, mas que os cidadãos apresentando documentos podem circular entre os concelhos enquanto nas ilhas do triângulo a situação é totalmente diferente e tem um impacto negativo na economia destas três ilhas.
O deputado fala também em casos complicados como é o caso do turismo que não pode viver apenas do mercado interno e a viticultura, onde não foi escoado o que se produziu.
Mário Tomé deputado do PS afirma que esta situação é preocupante e considera que estamos a viver dois ciclos o primeiro de combate à pandemia onde estão a conseguir combatê-la e o segundo que são as empresas e a economia onde todos os sectores estão a ser fustigados e deu como exemplo os sectores do leite, do queijo, da carne ou da viticultura.
Os deputados defendem a retoma económica o mais breve possível, mas que seja feita com regras porque o perigo ainda não passou.