Com o ensino à distância os professores foram apanhados de surpresa e tiveram que se adaptar a esta nova realidade.
A opinião é de António Dutra, coordenador do Sindicato dos Professores da Região Açores, que em declarações à Rádio Pico adiantou que esta medida trouxe uma série de dificuldades aos professores porque logo na primeira semana tiveram que fazer reuniões e preparar a apresentação do calendário aos alunos e encarregados de educação.
O coordenador louva a iniciativa da escola em ter contatado com as famílias dos alunos para saber se tinham os meios necessários para este tipo de ensino mas lamenta que a tutela não tenha feito o mesmo com os professores.
Outro problema apontado por António Dutra foi a obrigação dos professores usarem a plataforma SGE, uma plataforma que segundo o sindicalista não permite trabalhar por exemplo com telemóveis ou tablets.
Também os diretores de turma estão exaustos porque todo o trabalho na turma é coordenado por eles que fazem a ligação entre os alunos, pais e professores para que tudo corra dentro da normalidade.
António Dutra informou que o sindicato está a fazer reuniões semanalmente com os professores para se inteirar dos problemas e depois dão conhecimento à tutela para ver se encontra forma de conciliar e corrigir o que estiver menos bem.