

As máscaras sociais do Governo Regional depois de já terem sido distribuídas pelo concelho do Nordeste, ilha de São Miguel, Santa Maria, Flores, Corvo e São Jorge, a próxima etapa deste processo abrange as ilhas do Faial, Pico e Terceira, a que se seguirão a ilha Graciosa e os restantes concelhos da ilha de São Miguel.
O Governo dos Açores está a distribuir as máscaras sociais pelas ilhas, cabendo às juntas de freguesia a sua distribuição por todos os domicílios, nos termos do acordado com a Delegação Regional da ANAFRE.
As máscaras sociais distribuídas pelo Governo dos Açores cumprem as orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde e pelo INFARMDED para este tipo de produto, o que obriga os fabricantes a cumprir as regras estipuladas por estas duas entidades.
Com esta medida, o Governo dos Açores pretende garantir que cada domicílio da Região tenha asseguradas, pelo menos, três máscaras sociais, cuja utilização não implica qualquer alteração às regras de higienização das mãos e de etiqueta respiratória e à organização e manutenção dos procedimentos de proteção e prevenção adotados pelas entidades públicas e privadas.