O Presidente do Governo afirmou ontem que a Região está envolvida “em várias batalhas decisivas” em simultâneo, no âmbito do combate à pandemia da COVID-19, salientando que a proteção da saúde dos Açorianos e a defesa do emprego e da economia estão interligadas entre si.
Segundo o Presidente do Governo, a forma como a Região conseguir sair da “batalha pela proteção da saúde dos Açorianos vai influenciar decisivamente” a forma como a atividade económica recuperará, apontando o Turismo como um dos setores onde esta interligação será mais evidente.
No debate parlamentar, o Presidente do Governo sublinhou, por outro lado, a importância da Autonomia Regional na forma como a Região tem lidado com os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus.
Na sua intervenção, destacou a importância do trabalho desenvolvido por um conjunto vasto de profissionais das mais diversas áreas, como os agricultores e pescadores, os funcionários das instituições de solidariedade social e os funcionários da administração regional e local, entre outros.
O governante fez também uma referência especial ao Serviço Regional de Saúde que é motivo de orgulho para os Açorianos.
Sobre a proposta de um fundo de recuperação para a União Europeia de cerca de 500 mil milhões de euros apresentado pelos governos francês e alemão, o Presidente do Governo considerou tratar-se de uma “importante proposta”, uma vez que salienta o papel das Regiões no processo de retoma, assim como a relevância da Política de Coesão.