O Império do Sábado do Espírito Santo da Silveira comemorou no sábado 300 anos de devoção ao Espírito Santo. A data foi assinalada com a colocação de um pequeno monumento, construído em pedra vulcânica.
A base do monumento, representa um cálice simbolizando um misto entre o que diz o velho e novo testamento, com um significado de arrimo de sorte e bênção sobre o povo da Silveira.
Sobre o cálice assenta um Pico simbolizando o vulcão e a força da natureza que atormentou o povo da Silveira há 300 anos, envolto num anel de cobre que representa a lava incandescente. Finalmente no cimo fica uma pomba simbolizando a descida do Espírito Santo do céu.
Recorde-se que as festas do Espírito Santo, nasceram por voto coletivo, em tempo de catástrofes ou calamidades, provocando o pânico nas populações, que aterradas e com o objetivo de ajudar os mais necessitados e enfermos recorriam a preces publicas, procissões invocando em especial o Espírito Santo.
No passado estas festas eram muitos simples, feita a coroação normalmente no império, o povo juntava-se cada um com o seu açafate de pão que partilhavam e distribuíam por todos presentes. Com o andar dos tempos estas manifestações populares, foram sofrendo alterações e ao pão juntaram a carne e começaram a fazer-se as chamadas sopas do Espírito Santo.