A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo realçou sexta-feira a atribuição de 28 prémios de excelência no âmbito do programa ‘Eco-Freguesia, Freguesia Limpa 2019’, com representatividade em todas as ilhas do arquipélago, sendo um no Corvo, um nas Flores, sete no Faial, dois no Pico, um em São Jorge, um na Graciosa, sete na Terceira, cinco em São Miguel e três em Santa Maria.
Este prémio é uma distinção às freguesias que se destacaram pelo desempenho em cada uma das suas ilhas, ao terem obtido a pontuação máxima na generalidade dos critérios de avaliação, designadamente no esforço de limpeza e de manutenção.
Para a titular da pasta do Ambiente, “premiar o desempenho e distinguir a excelência é, não só reconhecer o esforço das populações e dos seus órgãos autárquicos, mas também incentivar a continuidade das ações de manutenção e limpeza dos espaços públicos, rumo a uma mudança efetiva de comportamentos”.
Na mesma cerimónia foram entregues a 37 freguesias os kits do projeto ‘A Minha Ribeira’ referentes ao programa ‘Eco-Freguesia, Freguesia Limpa' de 2020, correspondentes às melhores candidaturas, num investimento de 62 mil euros.
Na edição deste ano do programa estão inscritas 139 freguesias, sendo que as candidaturas apresentadas aos projetos específicos ‘A Minha Ribeira’ e ‘Costa Limpa’ abrangem a intervenção em 205 quilómetros de linhas de água e 161 quilómetros de costa, respetivamente, num valor global de 462.500 euros de apoio financeiro.
Marta Guerreiro deixou uma mensagem aos participantes no programa pelo “empenho na salvaguarda” do património ambiental em cada uma das nove ilhas.