A Comissão Política Concelhia do PSD das Lajes do Pico está preocupada com o funcionamento dos serviços de saúde no concelho das Lajes do Pico. O Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha do Pico (USIP) no final do mês de março tomou a iniciativa de reorganizar a prestação de cuidados de saúde no Pico, no âmbito do seu plano de contingência para a COVID-19 e na sequência desta reorganização o Centro de Saúde das Lajes do Pico ficou reduzido aos serviços mínimos, tendo encerrado a quase totalidade dos serviços, inclusive o Serviço de Atendimento Permanente(SAP).
A Comissão Política Concelhia do PSD das Lajes do Pico, considera que tendo em conta a situação na ilha e nos Açores referentes à propagação da COVID-19, que não se justifica que o Centro de Saúde das Lajes não retome o seu normal funcionamento como Centro de Saúde Avançado, se é que alguma vez se justificou o seu encerramento quase total, particularmente o funcionamento do Serviço de Atendimento Permanente vinte e quatro horas por dia.
A Comissão Política Concelhia do PSD das Lajes do Pico considera inadmissível o anúncio de uma retoma gradual da abertura do Centro de Saúde das Lajes, sendo que o SAP do Centro de Saúde das Lajes apenas está aberto nos dias úteis da semana durante o período diurno, sendo uma situação que não tranquiliza os lajenses, tendo em conta a vontade já antiga do Governo Socialista de encerrar este serviço nas Lajes, e a falta de vontade dos autarcas das Lajes e políticos do PS em se opor a tal pretensão.
A Comissão Política do PSD das Lajes do Pico não entende também, porque razão a administração da USIP não se dignou ouvir, em todo este processo referente à reorganização dos serviços devido à COVID-19, o Conselho Consultivo da USIP, daí que seja errado considerar que as decisões tomadas foram de forma consensual. Esta desconsideração do Conselho de Administração da USIP ao Conselho Consultivo é inadmissível, acrescenta a Comissão Política do PSD das Lajes do Pico.