A ilha do Faial vai dispor de um laboratório habilitado para a realização de testes Covid, numa parceria com a Universidade dos Açores.
A medida foi anunciada ontem pelo Presidente do Governo no final de uma reunião de trabalho com o Presidente da Câmara Municipal da Horta.
A instalação do laboratório resulta de uma recomendação da Câmara Municipal da Horta ao Governo Regional dos Açores, no âmbito da apreciação ao “Roteiro da Região Autónoma dos Açores – Critérios para uma saída segura da Pandemia Covid 19”.
No final da reunião, o Presidente da Câmara Municipal anunciou a disponibilidade da autarquia para colaborar na instalação das infraestruturas necessárias à realização de despistes da Covid-19, à chegada ao Aeroporto da Horta, para que “este procedimento se torne célere e não seja impeditivo da procura pelas Ilhas do Triângulo”.
Para Vasco Cordeiro, “o laboratório, a instalar em breve, insere-se na capacidade de resposta que, também por esta via, pode dar, sobretudo num cenário em que, com a retoma progressiva e gradual da normalidade, com ligações aéreas e marítimas, se vai verificar uma maior mobilidade de pessoas”.