Os deputados municipais de São roque do Pico reuniram-se terça-feira em Assembleia Municipal no Salão da Liberdade do Cais do Pico.
A sessão começou com um minuto de silêncio em memória das vítimas do Covid19, sendo depois apresentados e votados votos de pesar pelo falecimento de Justino Ávila Ferreira e a João Simões Ávila. Os deputados aprovaram também um voto de louvor aos trabalhadores do município de São Roque por em tempo de pandemia terem garantido os serviços da autarquia.
Ainda na sessão, a saúde, com a apresentação de votos de recomendação para ampliação do horário do serviço SAP no centro de Saúde de São Roque do Pico foi um dos assuntos que mereceu maior destaque. Para os deputados Municipais o funcionamento do Serviço SAP apenas das 8 às 22 horas, durante a pandemia cria dificuldades acrescidas aos munícipes, que querem ver ultrapassadas.
No período da ordem do dia os deputados questionaram o executivo sobre o ponto de situação das obras e o executivo esclareceu que receberam a decisão do tribunal de contas para a realização da incubadora de empresas, a construção da Avenida do Moinho já reiniciou, a requalificação da praceta dos baleeiros deve ainda arrancar este mês e o concurso para o largo da igreja de Santo António ficou deserto tendo informado que vai aumentar o preço base para os 800 mil euros, para que a obra se possa concretizar.
Os deputados aprovaram ainda com os votos da maioria, os documentos de prestação de contas. A Bancada do PSD disse que a sua discussão no último dia do prazo demonstra a falta de capacidade de gestão por parte do executivo e que o relatório e contas revelam algumas falhas técnicas que na opinião dos deputados constituem uma tentativa de esconder a gestão nos últimos anos. Ideia diferente tem o executivo camarário que informou que as contas espelham o papel do município e que são elaboradas por técnicos habilitados para tal.