O Grupo Parlamentar do PSD/Açores questionou o Governo Regional dos Açores, através de um requerimento, sobre a eletrificação do Caminho do Bacelo na freguesia da Criação Velha.
Os deputados do PSD eleitos pela ilha do Pico Marco Costa e Jorge Jorge querem saber uma vez que terminado a 30 de junho o período de candidaturas, que permitiria o investimento na eletrificação do Caminho do Bacelo, porque razão a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas não apresentou candidatura, se o governo tem conhecimento da necessidade de energia nas explorações sediadas no Caminho do Bacelo, se acha correto o tratamento diferencial que os agricultores do Pico têm tido no que diz respeito aos investimentos do IROA e existindo um período de candidaturas em outubro de 2020 se está prevista a candidatura do investimento em causa.
Os deputados do PSD recordam que o Pico tem sido paradigmático da falta de equidade, quando analisado o número de explorações, a superfície agrícola útil e o efetivo pecuário. Vítimas desta estratégia, Marco Costa e Jorge Jorge indicou os caminhos agrícolas, o abastecimento de água e o fornecimento de energia às explorações agrícolas.