A Resolução do Conselho do Governo n.º 194/2020, de 15 de julho, veio oficializar o que já tinha sido revelado no Comunicado do Conselho do Governo reunido no Pico no início deste mês de julho de 2020: classificar como bem imóvel de interesse público a antiga Fábrica das Armações Baleeiras Reunidas, atualmente Museu da Indústria Baleeira, sita ao Cais do Pico, concelho de São Roque do Pico.
Esta classificação justifica-se pela integridade do imóvel, seus anexos, e recheio, bem como pela importância histórica, social e económica que a indústria baleeira teve para a Vila de São Roque do Pico.
A Fábrica da Baleia de São Roque do Pico foi, historicamente, a mais importante unidade fabril da indústria baleeira insular e o maior complexo fabril da atividade baleeira nos Açores. Esta fábrica recebeu, para processamento, cachalotes capturados pelas armações baleeiras do Pico e das ilhas do Faial, São Jorge, Graciosa e Terceira. Foi a última fábrica do género a laborar na Região Autónoma dos Açores, encerrando a sua atividade no fim de 1984.
A Fábrica das Armações Baleeiras Reunidas, Lda., é pois, um marco singular, histórico, social, económico, cultural e turístico do lugar do Cais do Pico e do Concelho de São Roque do Pico. É um testemunho da prosperidade económica, e consequentemente social, daquele tempo, daquele lugar, da ilha do Pico e dos Açores.