O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, disse ontem que os governos "não podem estar de férias na defesa dos Açores", lembrando que "ainda não foram reforçados os meios de vigilância na Região, visando a extensão da Plataforma Continental".
O social-democrata recorda que foi aprovada, na legislatura passada, uma resolução para que a República "reforçasse os recursos da Armada e da Força Aérea nos Açores, face à esperada aprovação da extensão da Plataforma Continental".
"Trata-se de um processo que está nas mãos da ONU, sendo que essa extensão permitirá a Portugal duplicar a sua jurisdição sobre os limites do mar", explica o deputado.
António Ventura questiona agora o Governo da República, "mas também o governo regional, que também não pode estar de férias na defesa dos Açores, uma vez que brevemente a ONU deve decidir-se de forma positiva sobre a referida extensão da Plataforma Continental".
O parlamentar alerta que "isso vai resultar num aumento enorme dos limites do mar português, pelo que é urgente saber que planos estão em prática para reforço efetivo dos meios da Armada e da Força Aérea nos Açores".