O Governo dos Açores, através da Vice-Presidência, vai apoiar 139 projetos na área do artesanato regional, com mais de 283 mil euros, que representam um investimento global superior a 518 mil euros.
Estes projetos, candidatos aos apoios previstos no Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato dos Açores (SIDART) para este ano, abrangem áreas que vão desde a formação até à inovação do produto artesanal.
Assim, para projetos de formação que envolvem um investimento global de mais de 7 mil euros, a comparticipação ao abrigo do SIDART será de mais de 3,8 mil euros.
Na área da dinamização do setor artesanal, a uma aposta na ordem dos 9 mil euros corresponderá uma comparticipação governamental que ascende a 4,7 mil euros.
Para os projetos de investimento das unidades produtivas artesanais candidatos a apoios, que ascendem a 405 mil euros, as comparticipações financeiras ultrapassam os 223 mil euros.
Na área da qualificação e inovação do produto artesanal candidataram-se projetos que que representam um investimento global de mais de 103 mil euros, que terão uma comparticipação financeira governamental de mais de 55 mil euros.
O SIDART visa promover o desenvolvimento sustentável da atividade artesanal no âmbito da economia regional, através de um conjunto de medidas que reforçam a qualidade da produção e a competitividade das empresas de artesanato dos Açores.
Deste modo, o incentivo à manutenção de práticas artesanais de reconhecido interesse cultural e económico é considerado essencial para o Governo dos Açores, uma vez que estas cooperam de forma significativa para a notoriedade da Região, bem como enriquecem o património etnográfico e consolidam a diversidade cultural enquanto polo de atratividade turística.
Para mais informações deve ser contatado o Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), através do endereço eletrónico http://www.artesanato.azores.gov.pt ou do email craa@azores.gov.pt.