Foi publicado ontem, em Jornal Oficia,l o anúncio do concurso público para a celebração de contrato de empreitada de obras públicas para a execução da empreitada de construção de vala para recolha e desvio de caudais de grotas no troço entre a Ribeira do Dilúvio e a Ribeira da Prainha, incluindo o reperfilamento do leito e redimensionamento de passagens hidráulicas na Ribeira da Prainha, em São Caetano, na Ilha do Pico.
Esta empreitada, da responsabilidade da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional do Ambiente, tem o preço base de um milhão de euros e o prazo de execução de um ano.
A intervenção visa controlar os caudais da referida encosta, prevendo-se a execução de um canal de drenagem, sensivelmente paralelo e a montante do caminho rural existente, para captação e encaminhamento dos caudais e do material sólido proveniente das grotas, bem como a execução de uma bacia de retenção de caudal sólido a jusante do canal, de forma a acautelar e minimizar os efeitos associados aos fenómenos hidrológicos extremos, providenciando pela segurança das populações e prevenindo eventuais danos materiais.
Os caudais líquidos serão drenados para a Ribeira da Prainha, sendo esta também sujeita a trabalhos de reabilitação e beneficiação, incluindo o redimensionamento das respetivas passagens hidráulicas na área urbana da freguesia de São Caetano.
Esta é mais uma obra que se insere no investimento que o Governo dos Açores tem realizado nos últimos anos na extensa e complexa rede hidrográfica da freguesia de São Caetano.