As ilhas de São Jorge e do Pico são as que apresentam uma “situação mais crítica” no abastecimento de água para a agricultura devido à falta de chuva, reconheceu o secretário da Agricultura do executivo regional.
João Ponte advertiu que “Já há algumas semanas que não chove. Neste momento foi identificada a situação do Pico como a situação mais critica, em São Jorge também há uma situação de [quebra no] abastecimento de água que já está identificada”, declarou o governante.
Descrevendo aquelas duas ilhas do grupo central como as “situações mais críticas no abastecimento de água”, o secretário regional referiu a necessidade de “reforçar o investimento” nos “próximos anos” em São Jorge e Pico para a criação de lagoas artificiais.
“Em termos de abastecimento é esse o esforço que temos de continuar a fazer e que também terá de ser feito no próximo quadro [comunitário], que é reforçar a capacidade de armazenamento de água, porque os verões estão a ser atípicos”, frisou.
João Ponte disse ser “natural” que o abastecimento de água fique numa situação “mais complicada” nos próximos dias devido à previsão de falta de chuva.