A Pordata, projecto da Fundação Manuel Francisco dos Santos, publicou o retrato estatístico do concelho de São Roque do Pico, tendo em conta a evolução entre 2010 e 2018.
O trabalho apresenta cerca de 60 indicadores-chave do Município desde a evolução demográfica à saúde, passando ainda pela educação e proteção social, emprego, empresas, finanças, cultura, turismo e ambiente.
Os dados agora divulgados indicam que o número de estrangeiros a residir no concelho quase duplicou nos últimos oito anos, existindo quatro residentes oriundos de outros países por cada 100 pessoas que vivem em São Roque do Pico.
A Pordata revela por outro lado um elemento que é comum à grande maioria dos concelhos dos Açores e de Portugal, ou seja, o envelhecimento da população registando-se por cada 100 jovens 144 idosos, o que apesar de tudo está abaixo da média nacional. Vendo por outro prisma por cada 100 residentes 15 são jovens com menos de 15 anos, 67 são adultos e 19 são idosos com 65 ou mais anos.
No concelho que detém a marca ‘Capital do Turismo Rural’, os dados publicados realçam o aumento significativo do número de unidades de alojamento turístico passando de uma, em 2010, para 22 unidades.
Quanto aos vencimentos os dados indicam que 1.022 euros é quanto ganham em média os trabalhadores por conta de outrem, ficando 145 euros abaixo do ganho médio a nível nacional.
O resumo de indicadores pode ser consultado no site da Pordata e está igualmente disponível para download gratuito.