O deputado e candidato do PSD da ilha do Pico, Marco Costa, denunciou irregularidades no funcionamento das lojas da Riac na ilha do Pico, estando o partido preocupado, no seguimento de relatos dos habitantes das Lajes, que para usufruir de serviços básicos têm que se deslocar a outros concelhos da ilha.
Assim o social democrata pede explicações ao Governo e ao PS para conhecer o que se está a passar com aqueles serviços.
Marco Costa informou ainda que ao longo de 4 anos sempre denunciou falta de combustíveis no porto das Lajes do Pico sendo-lhe dito que ia ser resolvido.
Para o PSD colocar um equipamento provisório, à dois meses, e que continua sem funcionar, deve merecer uma reflexão dos marítimos das lajes e é segundo o deputado e candidato do PSD um mau comportamento no lidar com um serviço que já deveria estar disponível.
Em resposta Mário Tomé, candidato do PS pelo Pico, informou que o posto da Riac do concelho das Lajes vai ter nova localização permitindo melhores condicões de acesso a todos os seus utilizadores e confirmou que o encerramento daquelas estruturas no concelho se deve a duas baixas médicas apresentadas pelos funcionários, embora tenha sido contratado um novo funcionário.
Quanto ao posto de abastecimento provisório no Porto das Lajes, o candidato adiantou que o PSD anda a reboque do PS informando que o licenciamento destas matérias é complexo recordando que é uma medida que constava do manifesto eleitoral e que está a ser implementado de forma provisória com o gasóleo, uma vez que a gasolina não pode ter depósitos á superfície, mas garantiu que depois das obras no porto a situação vai ficar resolvida.