Para a CDU Faial é importantíssimo que o Governo Regional dê um sinal claro de que pretende investir na Escola do Mar, designadamente em recursos humanos, em número e qualidade, que permitam tornar a escola do mar numa verdadeira referência nacional.
Infelizmente, a área da educação não tem sido valorizada lamenta a CDU recordando que é preciso vontade política para investir nesta área, e naquela ilha. Esta valorização não é o que temos visto nos últimos anos, adianta a CDU, que refere um curso CET da Universidade dos Açores ministrado no Faial e que teve um fim prematuro, uma licenciatura no DOP que chegou a ser falada, mas nunca foi uma realidade; a Escola Profissional que abre sempre menos cursos do que aqueles que pretende e a Escola Secundária que está limitada a abrir cursos com recurso à prata da casa.
A par destas situações, a CDU constata a dificuldade de ano após ano em fixar professores e formadores que tenham outras áreas de residência. Também aqui segundo a CDU é preciso uma aposta forte para que a Escola do Mar não seja um daqueles casos onde “a montanha pariu um rato”.