A Câmara Municipal de São Roque do Pico aprovou por unanimidade a adjudicação da empreitada de conservação e construção de um espaço urbano no Largo da Igreja de Santo António.
Com um valor de 770 mil euros e com um prazo de execução de 365 dias, o investimento foi adjudicado à empresa Tecnovia-Açores.
Depois desta aprovação em reunião de Câmara o processo será submetido a apreciação do Tribunal de Contas, seguindo-se a consignação dos trabalhos.
Para o Presidente do Município de São Roque do Pico este investimento reveste-se de “extrema importância” para promover a regeneração urbana de uma zona nobre e de elevado valor arquitetónico da freguesia de Santo António promovendo simultaneamente o embelezamento do espaço de culto e de lazer.
Mark Silveira lembra que o projeto “permitirá ultrapassar alguns problemas que comprometem o uso do espaço e a sua adequação para atividades pedagógicas e de recreio junto à Igreja de Santo António, além de anular a ausência de proteção e o vazio urbano”.
O investimento, que beneficia de 400 mil euros de apoio financeiro ao abrigo do Programa Operacional 2020, incidirá na criação de três patamares diferenciados. O primeiro localizar-se-á no prolongamento da via; o segundo, além de zona de passagem, será um local mais reservado, enquanto no terceiro e último ficarão as instalações sanitárias.
Além disso, o projeto contempla a criação de uma pequena zona de estacionamento em paralelo com a via, bem como arranjos exteriores à Igreja Paroquial.