O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou ontem que o Governo dos Açores está totalmente empenhado em melhorar as condições dos caminhos agrícolas na ilha do Pico, conforme demonstra o crescimento do investimento público realizado na beneficiação e na manutenção de caminhos, executado pelos Serviços Florestais, na atual legislatura.
O investimento em infraestruturas agrícolas na ilha do Pico passou de 1,2 milhões de euros na última legislatura para 2,3 milhões, o mesmo sucedeu com a aquisição de asfalto para a manutenção de caminhos agrícolas, que passou de 260 toneladas para 540 toneladas”, referiu João Ponte, acrescentando que estes são indicadores que dão boa nota do esforço e do empenho do Executivo regional em proporcionar mais e melhores condições de trabalho a todos os agricultores.
O governante adianta que este é o caminho a seguir para termos na ilha do Pico uma rede que sirva cada vez melhor os agricultores, que contribua para reduzir os custos de produção e aumentar a competitividade das explorações”, afirmou João Ponte, que visitou ontem as obras de rompimento, drenagem e macadamização do caminho agrícola da Rosada.
João Ponte salientou que serão investidos neste caminho agrícola 360 mil euros para concluir as obras, que incluem a abertura dos últimos 2.080 metros de uma infraestrutura que ficará com um total de 5.655 metros.
O Secretário Regional, que também reuniu com a Direção da Cooperativa Verd’Atlântico, destacou que a ilha do Pico registou um crescimento médio da produção de carne de bovino de 7%, comparando a atual com a última legislatura, um indicador positivo com potencial para crescer no futuro, fruto da aposta que os produtores têm feito e dos investimentos públicos e privados realizados no setor da carne.