No âmbito das comemorações dos 70 anos da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico foi apresentado esta terça-feira o vinho com 15 meses de estágio na Gruta das Torres, na Criação Velha.
Este é um vinho de edição limitada, cerca de 1200 garrafas e que em breve vai para certificação estando a ser preparado o rótulo, prevendo-se a sua comercialização para o final do ano.
Losménio Goulart, presidente da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, em declarações aos jornalistas, disse que este é mais um passo na diversificação dos produtos da Cooperativa.
Bernardo Cabral, enólogo da Cooperativa, reconhece que este vinho único é resultado das castas Arinto da zona da Criação Velha e colocaram-no em condições ideais de forma natural.
Já o Secretário Regional da Agricultura e Florestas enalteceu o contributo positivo que a Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico (CVIP) tem dado para a evolução do setor nos Açores, ao atrair novos produtores, ao produzir novos vinhos, e ao apostar na inovação e na notoriedade.
João Ponte considerou que o fato da CVIP ter apresentado publicamente à comunicação social um novo vinho branco, que repousava há 15 meses na Gruta das Torres, constitui um bom exemplo da aposta na inovação e na notoriedade, que está a ser feita e deve ser intensificada no futuro.